Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por telefone, email ou redes sociais.

Tributação em Telecom: entenda o que são SVA e SCM

16/01/2020

 

Como já delineado em artigos anteriores, a carga tributária incidente sobre os serviços de telecomunicações é extremamente elevada, sobretudo se analisarmos as elevadas alíquotas de ICMS aplicáveis em relação às empresas.

 

Diante disso, há muito se discute, analisando-se especificamente os serviços de internet, que tipo de serviço pode ser cobrado e faturado do assinante, visando obviamente reduzir a tributação incidente.

 

E dentre esta discussão, surgiram diversas modalidades de divisão de serviços/receitas visando a redução da tributação, como por exemplo: em relação à mensalidade de internet, faturar-se do assinante parte como serviços de comunicação multimídia e parte como locação de equipamentos; ou faturar-se do assinante parte como serviços de comunicação multimídia e parte como serviços de suporte.

 

A modalidade mais comum de divisão de serviços/receitas é cobrar e faturar do assinante parte como serviços de comunicação multimídia (SCM) e parte como serviços de acesso à internet (serviços de valor adicionado – SVA).

 

Mas o que é SVA e SCM?

 

Em síntese, a Anatel define como Serviço de Valor Agregado (SVA) toda e qualquer prestação de serviço, que seja auxiliar às atividades de telecomunicações.

Ou seja, SVA é um serviço atrelado a um outro serviço de telecomunicação e, assim, ele não é o serviço de telecomunicações propriamente dito.

Por esse motivo, o SVA não está sujeito às regulamentações e fiscalizações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

 

Por outro lado, o Serviço de Comunicação de Multimídia (SCM), ou o dito serviço de telecomunicações, é o conjunto de atividades que facilita a oferta de transmissão, emissão ou recepção de informações.

Pois bem, esse tipo de prestação de serviço é completamente regulamentado e fiscalizado pela Anatel, de acordo com os poderes dados pelo Ministério das Comunicações.

 

Diante do acima exposto, resta claro que o SVA não é um serviço de telecomunicações, sendo uma espécie de “suporte” para o SCM. Fazer essa distinção é fundamental, para compreender a contabilidade e os tributos que incidem sobre as empresas de telecom.

 

Assessoria contábil e financeira:
(16) 3289 1918.

 

Edifício Office Center
Av. Portugal 1740 - Ribeirão Preto/SP.

 

#telecom #empresatelecom #comunicacoes #comunicacao #internet #tributos #icms #gestao #empresa #financeiro #contabilidade #contador #contenciosotributario #tributario #legislativo #documentos #burocracia #documentacao #rtlconsulting #ribeiraopreto #ribeirao #sp #brasil

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload