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O cenário atual apresenta diversos desafios para a operação dos negócios em toda a cadeia econômica. Devido à pandemia do Covid-19, diversas empresas e organizações públicas tiveram de se adequar, suspendendo temporariamente o funcionamento ou adotando modelos alternativos de trabalho. Assim, os escritórios de contabilidade têm seu papel de principal assessor dos clientes potencializado.

Por conta das diversas mudanças e adaptações pelas quais as empresas estão passando diante do coronavírus, os empresários encontram pouco tempo para se informar sobre prazos e parcelamentos. Assim, outra atividade primordial do contador é se aproximar das empresas para fornecer esclarecimentos e apresentar as facilidades implantadas pelo poder público.

Conheça alguns exemplos de mudanças realizadas neste período:

● Estados e municípios já anunciaram adiamento de datas-limites e parcelamento para quitação de débitos junto às Fazendas.

● A Receita Federal adotou uma série de alterações no atendimento aos contribuintes por conta da pandemia do novo coronavírus. A principal medida foi suspender o funcionamento de diversas agências físicas e ampliar a orientação via internet.

● A Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) foi autorizada pelo Ministério da Economia a adotar providências para suspender os atos de cobrança de tributos e facilitar a renegociação das dívidas dos contribuintes.

● Os dois órgãos também prorrogaram a validade de certidões negativas de débito já emitidas.

O escritório contábil deve apresentar essas e outras medidas aos seus clientes e garantir que adotem as melhores condutas para manter a sustentabilidade dos negócios durante a pandemia do coronavírus.

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