Dicas Contábeis para o momento de crise!

02/07/2020

Devido à pandemia do Covid-19, diversas empresas e organizações públicas tiveram de se adequar, suspendendo temporariamente o funcionamento ou adotando modelos alternativos de trabalho. Assim, os escritórios de contabilidade têm seu papel de principal assessor dos clientes potencializado.

 

A cada dia que se passa nesse período, o impacto financeiro negativo no capital de giro das Companhias só aumenta.

 

Dentre outros empecilhos no dia a dia do Empreendedor Brasileiro, a necessidade de um maior capital de giro sempre foi um dos mais impactantes. Nesse sentido, nessa época, aumentou ainda mais a necessidade de caixa nas Companhias.

 

Na corrida de captação de recursos junto a instituições financeiras a contabilidade pode contribuir positivamente, elaborando demonstrações financeiras robustas e transparentes.

As demonstrações financeiras possibilitam a Companhia apresentar sua posição patrimonial e seu desempenho econômico.

 

A contabilidade se torna importante parceiro nesse momento, pois ela vai te orientar em situações importantes para a manutenção do equilíbrio da sua empresa, te auxiliando na tomada de decisões em tempo real, da saúde financeira do seu negócio, trazendo orientações valiosas para esse momento, como previsões de caixa, necessidade de estoque, alterações de prazos de pagamento/ recebimento, adiantamento de férias e demais decisões sobre os funcionários.

 

Além disso, o Governo Federal junto com outras instituições financeiras como bancos públicos e privados, vem lançando uma série de medidas de apoio ao empreendedor durante esse momento de crise, como medidas provisórias para manutenção do emprego e demais créditos e financiamento com juros mais baixos e pagamento facilitado, fora do escopo habitual. A contabilidade estuda profundamente essas medidas para, caso você precise recorrer a alguma delas, saiba qual se encaixa melhor em sua realidade e como solicitá-las.

 

Portanto, nesse momento em que você precisa de orientações claras e precisas, além de apoio para tomar suas decisões com tranquilidade, recorra à sua contabilidade para obter essa ajuda, ela é quem deve te orientar da melhor maneira durante os tempos de crise.  

 

 Conheça alguns exemplos de mudanças realizadas neste período: 

 

●     Estados e municípios já anunciaram adiamento de datas-limites e parcelamento para quitação de débitos junto às Fazendas.

●     A Receita Federal adotou uma série de alterações no atendimento aos contribuintes por conta da pandemia do novo coronavírus. A principal medida foi suspender o funcionamento de diversas agências físicas e ampliar a orientação via internet.  

●  A Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN) foi autorizada pelo Ministério da Economia a adotar providências para suspender os atos de cobrança de tributos e facilitar a renegociação das dívidas dos contribuintes.

●     Os dois órgãos também prorrogaram a validade de certidões negativas de débito já emitidas.

 

O escritório contábil deve apresentar essas e outras medidas aos seus clientes e garantir que adotem as melhores condutas para manter a sustentabilidade dos negócios durante a pandemia do coronavírus.  E para que essa comunicação seja eficaz e ágil, o uso da internet é essencial.

 

O home office, ou trabalho remoto, é ferramenta fundamental para manter a rotina de diversas empresas em meio à pandemia de coronavírus. E essa é a principal orientação que o contador deve passar aos clientes. O uso da internet deve ser estendido não apenas para a comunicação entre colaboradores. Diversos documentos e informações podem ser compartilhados por e-mail ou plataformas de gestão de processos e até mesmo por redes sociais como o WhatsApp – desde que respeitadas as medidas de segurança da informação. Inclusive, o escritório contábil deve reforçar essa estratégia para que os empresários mantenham o cronograma de envio de documentações fiscais e, assim, não percam os prazos regimentais. As empresas de contabilidade que ainda não estão presentes no ambiente virtual, o momento também é providencial. Os gestores contabilistas devem criar páginas em redes sociais, grupos de comunicação entre colaboradores em aplicativos como o WhatsApp e demonstrar essa estratégia como exemplo para os clientes.

 

Para concluir, nos colocamos à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida, conte com os serviços do Departamento Contábil da RTL Consulting!

 

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